Páginas

terça-feira, 21 de junho de 2016

Colégio Estadual realiza debate sobre gênero, sexualidade e cultura do estupro





O Colégio Estadual Berilo Vilas Boas, de São José do Jacuípe, realizou na noite de 21 de junho de 2016 um debate com o tema: Gênero, Sexualidade e Cultura do Estupro, temas bastante em voga na sociedade e na mídia. Os palestrantes convidados foram o Professor Dr. Ricardo dos Santos Batista e a Professora Ms. Cleidenea Bastos. O evento ocorreu no pátio da instituição, localizada na Rua Ramiro Grande, bairro da Divineia, em São José do Jacuípe.
Após as palavras de boas vindas da Diretora Núbia Oliveira, cada um dos convidados fez suas explanações. O Doutor Ricardo discorreu sobre Gênero, Heteronormatividade e Fundamentalismo Religioso, fazendo um apanhado histórico sobre a luta das mulheres por direitos iguais. Sua fala mais contundente foi "tem gente morrendo só por não ser diferente e não se encaixar nas normas impostas".  Logo em seguida, a Mestra Cleidenea, após contar um pouco de suas vivências, palestrou sobre a cultura de submissão imposta à mulheres e apresentou ricamente ao público o que é  cultura do estupro e o que é de fato estupro: "qualquer ato libidinoso não consentido pela outra pessoa, é estupro". Finalizou dizendo: "A gente precisa respeitar pessoas humanas".
Além dos alunos da sede e do anexo, equipe de apoio, direção e corpo docente do colégio, fizeram-se presentes alguns convidados da comunidade e representantes de outros colégios, como os Colégios Aplicação e CETEP da cidade de Capim Grosso, Colégio Estadual Normal de Pintadas e da AEC-TEA, organização cultural de Capim Grosso.


Redação: Pablo Rios
Foto: Facebook/CEBVB

Nenhum comentário: