Páginas

segunda-feira, 29 de abril de 2013

Acidente envolve vários veículos na BA-052, entre Baixa Grande a Ipirá


Por volta das 06h30min, desta manhã segunda-feira (29), ocorreu um acidente envolvendo uma carreta de combustível que seguia sentido Baixa Grande a Ipirá, no km 110 da BA 052, próximo da entrada da fazenda Sítio. 

Os veículos menores estavam trafegando sentido Ipirá Baixa Grande. Um Honda Fit e um Corolla, ambos com placas de Irecê. A carreta desceu uma ribanceira e não tombou. 

Não houve vítimas graves. A Polícia Militar de Baixa Grande esteve no local do acidente, onde foi feita a ocorrência.


Fonte: www.baciadojacuipe.com.br

Bahia deve ganhar mais uma universidade federal


De autoria do deputado federal Afonso Florence (PT-BA), o projeto prevê a implantação da Universidade Federal da Chapada Diamantina (UFCD)


Foi aprovado pela Comissão de Trabalho, de Administração e Serviço Público (CTASP) da Câmara dos Deputados nesta quarta-feira (24), o projeto para a criação de mais uma universidade federal no estado da Bahia. De autoria do deputado federal Afonso Florence (PT-BA), o projeto prevê a implantação da Universidade Federal da Chapada Diamantina (UFCD).

Ainda de acordo com o projeto, a UFCD terá sede e foro nas cidades de Seabra, Lençóis, Ipirá, Rio de Contas e Morro do Chapéu. Além disso, até a sua implantação a universidade teria a criação dos cargos de reitor e vice-reitor e seu provimento temporário.

O projeto passa por fase de conclusão, mas ainda será avaliado pelas comissões de Educação e Cultura; Finanças e Tributação e Constituição e Justiça e de Cidadania.

Editoria Notícias & Empregos

terça-feira, 23 de abril de 2013

Versos Afrodisíacos


Um inquieto que busca sentir e fazer sentir a alma feminina em versos totalmente livres de clichês e modismos, Jorge Carrano apresenta uma poética profunda e sensual.

Com certeza um livro para ler com segundas intenções, e isso não é ruim. A coletânea de poemas A Centaura e a Esfinge (Livros Ilimitados; 108 páginas; R$ 33,00) do paranaense publicitário por formação Jorge Carrano é sem dúvida um “Q” a mais na definição plena do amor. O poeta, durante sua adolescência no Rio de Janeiro participou dos festivais estudantis de música e outras atividades artísticas de vanguarda da época, mas foi na Bahia que a arte o devorou fazendo-o eterno amante das letras.
Versos fortes, quentes e provocantes vão além de uma subjetividade superficial da alma, antes cortam fundo atingindo nervos, carne e ossos, deixando aflorar sentidos e sentimentos puros e espontâneos que buscam liberdade. Carrano viaja pelas sensações do corpo e do espírito, valorizando o verbo amar acima do substantivo amor, tendo como espinha dorsal de sua escrita a mais bela obra prima da criação: a mulher. Com nuances levemente eróticas, excetuado os arcadismos de rima e métrica, mas tipicamente como Bocage, alguns poemas são turbinados com doses de certa indecência que aquecem o desejo, levando nas entrelinhas de cada verso o tema que aponta o eixo mais lascivo e sublime do amor Eros: o sexo.
As intenções do autor se explicitam ainda na orelha da capa quando revela que: “precisava de atitude, não somente mostrar o amor como eu vejo, mas sentir o amar, não somente o desejo puro e simples, mas o desejo de amar”. Como bom poeta, ele sabia que sua erupção de sentimento não podia ser algo particular e exclusivo seu, carecia compartilhar. “Era sufocante aquilo em mim. Precisava romper, rasgar a alma, ir lá no fundo e não é só a minha que rasgo hoje, mas tantas almas quanto puder, e aí, sangrar o papel”.
Uma obra afrodisíaca, provocante desde a capa carregada de múltiplos graus Celsius, com versos cheios de reticências que fazem a imaginação pulsar. Escrita para mulheres se sentirem plenas, poderosas, selvagens, nuas dos medos de amar e amar, amar mais e amar de novo. Qual o homem que se prestará ao erro de não ler também?
Poemas para irem além de leitura, devem chegar ao sentir. Livre de falsos modismos e clichês conservadores, A Centaura e a Esfinge te decifra e devora, uma obra para ser lida com um sorriso malicioso no rosto, já pensando na pessoa amada, para agarrá-la logo em seguida.

quarta-feira, 17 de abril de 2013

União Brasileira de Escritores tem membro Jacuipense

O escritor Pablo Rios, mantenedor deste blog foi aceito como membro da União Brasileira de Escritores, entidade que agremia autores de todo o país e tem prestado relevantes serviços na literatura. Sua participação como membro da UBE foi confirmada hoje (17) e e seu perfil já está disponível no site da instituição. Confira copiando este link e colando em seu navegador: http://www.ube.org.br/biografias-detalhe.asp?ID=1436


Biografia

imagem ilustrativaPablo Rios

Éttore Pablo Vilaronga Rios - Filho de professores, neto de líder político e poetisa, o professor da rede pública municipal Pablo Rios nasceu em 1983 em Jacobina – BA e reside de desde pequeno na pequena cidade de São José do Jacuípe – BA. Formou-se em Letras. Escreve poemas desde os 15 anos de idade. Também é autor de contos, crônicas e romances. Participou da Antologia Novos Poetas, Prêmio Sarau Brasil – 2012, editora Vivara e lançou pela editora ADOS o livro religioso O Publicano e o Sepulcro Vazio.
É ativista cultural, participa de grupos de trabalho relacionados à cultura desde 2007. Presidente de uma Associação Cultural de sua cidade, sempre busca incentivar novos autores a escreverem. Realiza apresentações literárias em diversos eventos de sua cidade e região, participa assiduamente de saraus e eventos culturais.
Líder voluntário de jovens e adolescentes desde 1999 no Clube de Desbravadores Arautos da Fé, entidade mantida pela Igreja Adventista do 7º Dia.
Artesão, gosta de fazer bonecos de sucata, desenhar e pintar. No entanto, sua principal área cultural é a literatura.

1) O PUBLICANO E O SEPULCRO VAZIO – NOVELA – ADOS - 2003
2) PRÊMIO SARAU BRASIL 2012, NOVOS POETAS – ANTOLOGIA POÉTICA – VIVARA - 2012

sábado, 13 de abril de 2013

Prefeitura de Serrolândia decide que não irá realizar o Arraiá Du Licuri 2013


Em uma reunião realizada na noite desta da última quinta-feira, 10 de abril de 2013, na sede da prefeitura de Serrolândia, com representantes de entidades, associações, escolas, sociedade civil, igrejas, secretários, assessores e do prefeito Gildo Mota, decidiram para a não realização do Arraiá Du Licuri 2013, alegando mais uma vez a pior seca dos últimos 60 anos e que atinge diretamente o município.

O prefeito Gildo Mota irá se pronunciar e divulgará o resultado oficial da reunião. Não vai ter Arraiá du Licuri esse ano novamente.

Por: Pedro filho

Opinião: Que tal Cuscuzcity seguir o exemplo?

Mundo: Brasileiros cruzam a fronteira com a Argentina para contrabandear tomate


Com o aumento recorde no preço do tomate, alguns consumidores de Foz do Iguaçu, no oeste do Paraná, têm cruzado a fronteira para comprar o produto na Argentina. Nos supermercados, o consumidor paga menos da metade do valorbrasileiro. No Paraná, por exemplo, em algumas cidades, o quilo passa de R$ 8.
A alta no preço em todo o país se deve aos efeitos climáticos, por conta das chuvas que afetam as plantações. De acordo com o estudo do Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese), divulgado nesta segunda-feira (8), de 18 capitais pesquisadas, o tomate, no varejo, teve alta em 12 em março. Curitiba teve uma oscilação de 2,86%.
Nos mercados de Porto Iguaçu, na Argentina, a procura dos brasileiros por tomate aumentou tanto que ninguém mais encontra o produto para comprar. “A gente veio rapidamente comprar porque a gente sempre está na Argentina. Então, tem que aproveitar o preço”, disse o webdesigner Marlon Brol.
No entanto, as autoridades do Brasil orientam para os riscos de cruzar a fronteira transportando tomate, pois podem perder a carga. “Esse tomate também não pode entrar porque não está sendo feita uma exportação, não tem certificado sanitário nacional. Está sendo contrabandeado”, alertou o chefe do Ministério da Agricultura Antônio Garcez.
Fonte: G1
Opinião: Alguns quilos de tomate podem ser considerados contrabando? Em um governo que está mais preocupado com a copa do que com a situação caótica de seca, sim. O tomate e outros alimentos - assim como os impostos - estão a preços exorbitantes, e mesmo com a parca redução de IPI em alguns alimentos, colocar comida na mesa tem custado o olho da cara. Mas tudo bem,  teremos a copa e o povo tá comprando carro pra caramba! Isso é o que realmente importa.
O brasileiro, conhecido por não desistir nunca dá seu jeito para tudo. E nesse velho adágio o governo se baseia para jogar tudo em cima do povo sem dó, pois venha  oque vier ele não desiste. A verdade é que um país que tem uma da maiores cargas tributárias e um dos piores serviços públicos do mundo, quer lucrar até na salada que o povo tentar conseguir pagando menos.

Feitiço contra o feiticeiro

Quem nunca riu diante de uma cena dessa? Alguém tenta aprontar algo e acaba sendo vítima da própria malícia. Já ouvi n's vezes de muita gente a seguinte expressão: "toma égua", quando a vilã da novela se dá mal. Mas aqui pra nós em off ou escancarado mesmo: É divertido ver alguém tentando aprontar e se dar mal né?
Isso aconteceu com uma galera acostumada a zoar todo mundo sem olhar idade e lugar. A panicat Ana Paula Minerato foi atingida com um pote de tinta vermelha ao entrevistar um manifestante na Avenida Paulista, em São Paulo, em mais uma edição do “World Naked Bike Ride”, evento mundial que está em sua sexta edição. A manifestação, que luta pelos direitos dos ciclistas no trânsito, ganhou maior notoriedade pelo fato de vários integrantes ficarem nus e com os corpos pintados durante o protesto.
Uma das manifestantes não gostou da presença do programa no evento e pintou o 7 com a integrante do Pânico na Band.
Zoar é bom quando é com os outros né queridinha?
Um caso que se enquadra bem no nosso título ocorreu em Mogi das Cruzes, região metropolitana de São Paulo nessa última terça-feira dia 09. Luiz Antônio Teixeira, de 25 anos, chega ao posto de combustíveis com mais dois comparsas. O estabelecimento fica no distrito de Brás Cubas. Ele e os comparsas rendem os frentistas. Depois, Teixeira cai de repente no chão. O assaltante sofreu um infarto fulminante, os comparsas fugiram levando o corpo para um rua próxima onde o deixaram. A mãe do assaltante confirmou que ele sofria de problemas cardíacos.

quarta-feira, 10 de abril de 2013

O Foco é Outro

No Brasil, nada está pronto ou prevenido, sempre se espera algo acontecer para tomar providências. As regras de segurança em ambiente fechado por exemplo, sempre existiram, as punições também, mas os batalhões de corpo de bombeiros e órgãos responsáveis esperaram 240 pessoas morrerem no incêndio da boate Kiss para despertarem da hibernação e fiscalizar auditórios e casas noturnas. Outra mania nacional é a de agir sob comoção ou moda, grande exemplo disso é a discussão da legalização da pena de morte ser levantada sempre que ocorre um crime hediondo cuja divulgação alcança patamares midiáticos nacionais - geralmente com pessoas ricas. Mas, crimes hediondos ocorrem diariamente no nosso Brasil varonil, a questão é o foco.
A revista Veja da semana trás uma matéria de capa que reafirma esse mau costume nacional. Com uma foto da cantora Daniela Mercury junto com sua esposa, trás o subtítulo dizendo que ao assumir seu relacionamento homossexual, ela faz da questão da união homo afetiva uma discussão inadiável. Inicialmente isso pode soar como música para alguns ouvidos e barulho para outros, mas a verdade é que o foco da questão é outro.
Não se trata de ser pró ou contra a legalização da união entre pessoas do mesmo sexo e sim o contexto da situação. Se uma questão constitucional é requerida por um grupo, ela é discutida, analisada e aí sim deve ser considerada ou não inadiável. Não é de hoje que o movimento LGBT luta por essa causa e ainda assim a questão deles - pelo menos que eu saiba - nunca foi colocada como inadiável em uma capa de revista do calibre da Veja. Mas, como o que bem dá notícia por aqui é a vida privada dos famosos, uma celebridade resolve sair do armário e torna o assunto inadiável, me poupe.
Mas é lógico que isso soa a favor da luta LGBT e eles seriam tolos se não se aproveitassem para fortalecer-se, até porque a rainha do axé se declarou militante da causa. Mas pra o que eles precisam abrir os olhos é que toda essa discussão do momento não é em prol deles, e sim dela, pois dá notícia, vende jornal e revista e aumenta a audiência.
Para uma famosa que já não dispõe de tantos holofotes, essa conveniente exposição é um ótimo trampolim para voltar a ser notícia. Ferindo o princípio de não repetição de ideias em redação de textos, afirmo: Uma questão deve ser considerada inadiável pela sua importância e pelo histórico de luta, por um bem coletivo e não por que uma famosa quer ser sentir bem publicamente e virar notícia.
Certo é que a decisão dela fortalece um grupo de minoria, mas o foco não é o bem deles e sim vender a informação.

segunda-feira, 8 de abril de 2013

Terminal Rodoviário de Salvador vai ser transferido para Água Claras


O Terminal Rodoviário de Salvador será transferido da avenida ACM para o bairro de Águas Claras, em Salvador, até o ano de 2016. A nova estação de ônibus será construída ao lado da nova sede do Detran, que também deve ser transferida.

O anúncio feito na manhã de sexta-feira (5) pelo secretário estadual da Casa Civil Rui Costa trata da criação de uma estação do tipo ’3 em 1′, que integra linhas de ônibus municipais, intermunicipais e o metrô. O valor da obra não foi divulgado. 

Ainda de acordo com o secretário, a nova rodoviária estará integrada à Linha 2 do metrô, em um braço que ligará os bairros de Pirajá e Cajazeiras. O prazo para entrega da Linha 2 é 2014. “Vamos construir a rodoviária junto da estação do metrô em Cajazeiras/Águas Claras. Vão ser três em um: rodoviária, estação urbana de ônibus e estação de metrô”, disse Costa.

Fome: Um flagelo que já começa a surgir no município de Mairi e região


Por Agmar Rios

O nordeste brasileiro vivencia uma das mais danosas estiagens dos últimos tempos. A falta de chuvas afetara diretamente a criação de rebanhos como pois a produção de alimentos.

O nosso município, como os demais da micro-região, passara a enfrentar problemas de natureza antes nunca pensada. O nosso comércio está arrasado; não se vende mais quase nada. As pessoas estão indo embora para os grandes centros. O campo está em processo de despovoamento.

Os poucos agros-pecuaristas que resistem estão quase que exauridos. Vendo seu rebanho perecer, os "entregam", quando acham compradores, a preços irrisórios. O governo que nos prometera tudo, no início da estiagem, lá pelo mês 10 (dez) de 2011 parece ainda sonolento e ineficaz com tamanha problemática que, a passos largos, vai dizimando a economia dos pequenos municípios do interior nordestino.

Nos últimos meses, o governo se alentou para distribuição de água ás comunidades atingidas. Agora a situação se agrava de vez. Se não houver, por parte das prefeituras e governos federal e estadual, um programa efetivo de distribuição de alimentos, às poucas pessoas que ainda resistem à convivência no semi-árido vão ter problemas reais de aquisição dos mesmos.

Há, segundo o Vereador Alan, uma urgência em alimentar parte da população mairiense atingida pela seca. Nos distritos, povoados, fazendas e até mesmo nos bairros periféricos da nossa cidade existem famílias inteiras não tendo mais renda para se alimentar.

É necessário que, nesse momento em que o município não está abastecendo o campo com carros-pipa, uma vez que o exército está por fazer, que o mesmo desenvolva um programa de distribuição de comida para aqueles que estão passando por tamanha dificuldade.

Jovens são presos após terem assaltado fieis na paróquia São Roque em Serrolândia


Dois jovens foram presos na noite da última sexta-feira, 05 de abril de 2013, após terem assaltado a mão armada a Paróquia de São Roque da cidade de Serrolândia, por volta das 17:30 horas.
Os assaltantes renderam José Martins Pinto e levaram o dinheiro dos fieis da Igreja. Logo após a saída dos assaltantes, José Martins acionou a Polícia Militar, que após algumas rondas encontraram os altores do crime.
Um jovem de Serrolândia de nome Celso Henrique da Silva Luiz de 21 anos de idade e outro jovem da cidade de Várzea do Poço de nome José Carlos Alves Gomes também de 21 anos de idade, estavam de porte de um revolver calibre 22 com capacidade para 6 balas, R$ 3.141,00 em cédulas e mais R$ 42,00 reais em moeda.

Os dois jovens foram encaminhados para a Delegacia de Polícia de Jacobina, onde foram ouvidos pelo delegado de plantão, o qual pediu para que não fosse divulgadas fotos dos altores do crime.
Fonte: Portal de Serrolândia - PM-Serrolândia

Morre a dama de ferro Margaret Thatcher


Margaret Thatcher (© AP)
Londres, 8 abr (EFE).- A ex-primeira ministra britânica Margaret Thatcher, que morreu na manhã desta segunda-feira aos 87 anos, terá um funeral 'com honras militares' na catedral de Saint Paul de Londres em uma data ainda a ser definida, informou o governo britânico.
Segundo seu porta-voz, Timothy Bell, Thatcher morreu em decorrência de um Acidente Vascular Cerebral (AVC) após ter passado os últimos anos com problemas de Alzheimer e afastada da vida pública.
Downing Street, escritório e residência oficial do chefe do Governo britânico, anunciou hoje que o funeral de Thatcher será realizado na catedral Saint Paul, situada em pleno centro de Londres, no distrito financeiro, com honras militares.
Embora Thatcher não deva receber um funeral de Estado, a cerimônia contará com o mesmo status que teve os funerais da princesa Diana (1997), ex-esposa do príncipe Charles e mãe dos príncipes William e Harry, e da rainha-mãe (2002), segundo a emissora britânica 'BBC'.
Thatcher escreveu seu nome na história após ter se tornado a única mulher a assumir o posto de primeira-ministra no Reino Unido, onde esteve no poder de 1979 até 1990.
Segundo a agência local 'Press Association' (PA), a política apelidada de 'Dama de Ferro' teria sido consultada em vida sobre os detalhes dos preparativos de seu próprio funeral.
Aparentemente, Thatcher deixou claro que não queria que seu corpo estivesse exposto ao público, como se costuma fazer com os políticos britânicos.
Após a confirmação da notícia, em Downing Street, a 'Union Jack' foi hasteada hoje a meio mastro em sinal de luto a ex-líder conservadora, enquanto os partidos do Reino Unido suspenderam as campanhas eleitorais com vistas nas eleições do próximo dia 2 de maio na Inglaterra e Gales.

terça-feira, 2 de abril de 2013

Polícia Militar Realiza Blitz em Mairí


Os policiais da 24ª CIPM - Companhia Independente da Polícia Militar estão realizando blitz quase todos os dias em vários pontos da cidade de Mairi.
O objetivo é cobrar o uso do capacete por parte do condutor e do carona e verificar a documentação da moto. De acordo com o Código de Trânsito Brasileiro, o uso de capacete é obrigatório. Se descumprir a Lei, o proprietário da moto será multado, principalmente o condutor que não é habilitado. 
Nos finais de semana, os policiais estão realizando apreensões de alguns aparelhos de som automotivos na sede e nos povoados do município. No último domingo, dia 31 de março, eles fizeram várias apreensões de som.  
O soldado Albiderman disse que esse trabalho vai continuar. Segundo ele, tem pessoas com mais de 60 anos que está sendo incomodada por causa desses veículos com som abusivos. “De início vamos fazer um trabalho de advertência, depois vamos punir prendendo o veículo e o motorista. Temos o bafômetro e o decibelímetro e vamos fazer um trabalho diferenciado, com certeza vai ser bom para a cidade”, disse o soldado.
O soldado Albiderman é pós-graduado, tem vários cursos pelo SENASP - Secretaria Nacional de Segurança Pública. Ele está substituindo Adaildo Salles de Oliveira, Sargento e Comandante do Destacamento da Polícia Militar de Mairi. Segundo Albiderman, Adaildo saiu de Mairi pela questão de está faltando 5 meses para se aposentar e o comando resolveu dar um descanso para trabalhar no 5º Pelotão de Capim Grosso de forma administrativamente.

Redação e fotos: Agmar Rios